Fonte: site TSE
A Escola Judiciária Eleitoral do TSE preparou uma série de informativos destinados a orientar o eleitor. As publicações também esclarecem sobre a legislação vigente no que tange ao processo eleitoral e às Eleições 2010.
Em linguagem simples e acessível ao cidadão, os informativos, divulgados semanalmente, são importante instrumento para auxiliar o eleitor a entender melhor o processo de realização de uma eleição e os conceitos relacionados à matéria eleitoral. Dispondo de informações e conhecimento das normas, o eleitor poderá escolher seus candidatos de forma mais consciente.
Confira a seguir perguntas e respostas elaboradas pela Escola Judiciária Eleitoral do TSE sobre o voto nulo:
1. VOTAR NULO CAUSA ANULAÇAO DE ELEIÇAO?
Não. O Tribunal Superior Eleitoral decidiu que os votos nulos por manifestação apolítica dos eleitores (protesto) não acarretam a anulação de eleição.
2. QUAIS AS PRINCIPAIS HIPÓTESES DE ANULAÇAO DE VOTOS?
São susceptíveis de anulação os votos obtidos por candidato que vier a ser condenado por compra de voto, por abuso do poder econômico ou por interferência do poder político ou de autoridade. E o Código Eleitoral, o artigo 222 prevê também que é anulável a votação quando houver fraude ou coação.
3. NA OCORRÊNCIA DE IRREGULARIDADES, QUANDO SERÁ MARCADA NOVA ELEIÇAO?
Quando a nulidade decorrente de ilícitos eleitorais atingir mais da metade dos votos do Município, a votação será julgada prejudicada e o Tribunal Regional Eleitoral marcará a data para a nova eleição dentro do prazo de vinte a quarenta dias.
4. QUAL A CONSEQUÊNCIA SE VOCÊ VOTAR NULO?
O voto nulo não é computado no total de votos válidos. Assim, se você votar nulo poderá estar favorecendo a vitória de um candidato ruim, pelo abandono de sua oportunidade de escolher conscientemente o seu representante. A não participação no processo eleitoral poderá acarretar uma realidade política prejudicial a todos.
5. QUAL A DIFERENÇA ENTRE VOTAR NULO E VOTAR EM BRANCO?
O voto em branco ocorre quando o eleitor escolhe a opção Branco e confirma na urna eletrônica. Já o voto nulo é aquele que não corresponde a qualquer numeração de partido político ou candidato regularmente inscrito. Tanto o voto nulo como o em branco não são considerados na soma dos votos válidos. Mas saiba que é importante que você participe e vote, para melhorar a sua cidade.
jorgely 21 de Maio de 2012
ACHO UM ABSURDO O VOTO NULO NÃO SER COMPUTADO ENTRE OS VOTOS VÁLIDOS E NÃO TER PODER DE ANULAR UMA ELEIÇÃO.DITADURA,CHAMO ISSO DE DITADURA DO TRE,QUER DIZER QUE SE A MAIORIA VOTAR NULO E QUISER UMA NOVA ELEIÇÃO VAI SER SEMPRE VENCIDA PELA MINORIA,ORA BOLAS ,E O DIREITO DE ESCOLHA CADÊ?JOGUE ESSA DEMOCRACIA RIDÍCULA NO VASO E VAMOS PRODUZIR UMA VERDADEIRA,BANDO DE BOSTAS!
Sergio 21 de Junho de 2012 - 13:52:14
uiiiii, o jorgely está nervoso. Faça o seguinte, meu caro: jogue fora a sua constituição e brinque de se fazer um novo país com seus brinquedos da LEGO, pois o TSE nada mais faz do que respeitar a lei. Se não está contente, veja em quem vc votou nas últimas eleições e proponha uma mudança na lei eleitoral.
Victor Oreliana... 22 de Junho de 2012 - 22:15:41
Sim, vamos votar direito! Vamos votar em um político maravilhoso que se ferre em meio à densa mata de coligações e arapucas dos 3 poderes e instituições privadas acopladas e patrocinantes.
Vou brincar de lego no meu país sim, o país é meu, sou brasileiro e luto por mudanças.
A lei está errada e a constituição é fantasiosa, tolos são os signatários.
Salve a autogestão(mudanças no sistema como acima solicitadas): http://youtu.be/Gfg3dnsInEM
Não vou citar referências externas para não fazer ninguém passar vergonha.
Muito obrigado senhores, tenham um ótimo dia!
Juno 9 de Julho de 2012 - 17:18:38
SE vc vota nulo vc se anula de opinar. Não sei pq a revolta. Quer fazer a diferença faça parte direta, se vc tira o corpo fora n significa que está contribuindo pra melhor, só significa que vc deixa outras pessoas opinarem por vc.
Mariana 17 de Julho de 2012 - 17:51:10
Sou obrigada a discordar, Juno. Caso o voto nulo tivesse como único "poder" demonstrar a omissão do DIREITO de cada eleitor em dar a sua opinião e, pior, isso significasse por tabela estar "apoiando" uma maioria que os demais escolheram, não haveria sentido no voto em BRANCO!
Assim, faço minhas as palavras do Victor quando diz que a nossa constituição é fantasiosa! E compartilho da mesma revolta que Jorgely no primeiro comentário!!!
Afinal, se somos obrigados a votar, como determinam as nossas leis, "igualando" o voto NULO ao voto em BRANCO, nos tiraram ainda uma vez a oportunidade de fazer por onde "exigir" melhores candidatos... Nos tiraram o maior PODER que tínhamos em uma eleição... Já que, apesar de existir o Ficha Limpa, várias foram as reportagens atuais dizendo de candidatos "perdoados" por "n" motivos que estarão aptos a concorrer à eleição! ¬¬
Marcio 28 de Julho de 2012 - 14:59:08
o SISTEMA somente protege ao SISTEMA.
O sistema politico defende os interesses dos politicos, e daqueles q dele se beneficiam. Portanto, o ideal de VOTO NULO, expressar que a maioria que fez esta opção deseja outros candidatos, e nao quer aqueles que se apresentaram, é apenas ILUSÃO que - infelizmente, nao existe. Porque o TRE, TSE, STF, CONGRESSO, E GENTE que quer se aproveitar disso, e desse sistema corrupto/corruptor SÃO TODOS farinha do mesmo saco, para nao dizer outra coisa. A corrupção campeia e a Lei permite que existam essas artimanhas. Mas cedo o povo entenderá que LEI que torna o erro e o mal como possiveis, legitima não é, e nem deve ser seguida.
Thiago 16 de Agosto de 2012 - 19:01:57
Por favor, não grite!
Paulo 18 de Agosto de 2012 - 12:46:34
JUNO, sua opinião é típica de MARIA VAI COM AS OUTRAS,seja VOCÊ e lute pelo seu ideal, se não tiver quorum...Maravilha!!! pelo menos VOCÊ lutou por ele.
Paulo 18 de Agosto de 2012 - 12:51:28
SÉRGIO, em minha humilde visão , te pergunto: Quando e onde, encontramos quem recebeu nosso voto? Se você já teve esse sucesso , permita-me o macete.
AmandaBoni 5 de Setembro de 2012 - 11:53:09
jorgely concordo com vc totalmente......
Adriano Serravalle 14 de Setembro de 2012 - 19:03:59
O Código Eleitoral Brasileiro (Lei nº 4.737/art. 224) diz que:
" Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do estado nas eleições federais e estaduais, ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações, e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias.
Adriano 17 de Setembro de 2012 - 23:20:02
CÓDIGO ELEITORAL
"Art. 199. § 5º Ao final dos trabalhos, a Comissão Apuradora apresentará ao Tribunal Regional os mapas gerais da apuração e um relatório, que mencione:
I - o número de votos VÁLIDOS e ANULADOS em cada Junta Eleitoral, relativos a cada eleição;"
De mesmo modo trata o Art 207 da mesma Lei:
"Art. 207. Recebidos os resultados de cada Estado, e julgados os recursos interpostos das decisões dos Tribunais Regionais, o relator terá o prazo de 5 (cinco) dias para apresentar seu relatório, com as conclusões seguintes:
I - os totais dos VOTOS VÁLIDOS e NULOS do Estado;
II - os votos apurados pelo Tribunal Regional que devem ser anulados;"
O termo Válido, considera aquele devidamente direcionado a um candidato válido, e de forma diversa, entende por anulado, todo aquele que não tem o poder de indicar qualquer candidato.
Diante disso, é de se entender que o Art 224 não se restringe ao que está estipulado em seu capítulo, visto que apenas para penalização de culpados, o legislador teve o condão de inserir o §2º do mesmo artigo.
O Código Eleitoral Brasileiro (Lei nº 4.737/art. 224) diz que:
" Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do estado nas eleições federais e estaduais, ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações, e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias.
ANULA BRASIL
Ricardo Alvares... 7 de Outubro de 2012 - 19:46:42
LEI Nº 4.737, DE 15 DE JULHO DE 1965.^ 1965 kra... acha q isso ainda vale?
Veiga 9 de Outubro de 2012 - 11:37:11
Ricardo a Lei de 1965 ainda vale. e a nulidade que anula a eleição é decorrente de ilicitos (compra de vota pelo candidato etc.) não relacionada aos votos nulos que não são contabilzados
Adriano Serravalle 29 de Outubro de 2012 - 18:22:21
A Lei Nº 4.737 ainda vale e diz que:
Assim trata o §3 do Art 175:
" § 3º Serão nulos, PARA TODOS OS EFEITOS, os votos dados a candidatos inelegíveis ou não registrados. "
http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Voto_n ulo
Adriano Serravalle 29 de Outubro de 2012 - 18:28:33
O TSE não é o STF. De modo tal que o Ministro do STF já se manifestou falando em necessidade de Maioria absoluta para legitimar a eleição. Além disso falou que se a soma dos candidatos não atingir a maioria absoluta, ilegitima se faz a eleição.
Lucineide 16 de Julho de 2012
O pior é que não se tem candidato bom e essa história de votar no menos ruim é furada! Então devemos levar em consideração o lema do Tiririca: Pior do que está não fica? É isso? O Brasil é uma piada e a democracia brasileira controlada pela mídia, uma piada que ferra com todo mundo. Eu votarei nulo. Ao menos irei me abster de confiar em pessoas inconfiáveis. Pelo menos não farei como o povão o votar em piadas como o próprio Tiririca ou figuras como Clodovil...
Patrícia 16 de Julho de 2012 - 13:50:03
A verdade é que se acha que tá tudo ruim, e todos os políticos são corruptos, lembre-se: estamos em uma DEMOCRACIA, portanto, SE CANDIDATE!!
Oras, é tão fácil criticar... quero ver fazer!
Brasileiros adoram reclmar, e acham que sabem mais que um político como fazer o trabalho, então por que não faz? Por que não participa?
Ah é, vai falar que "não tem tempo" ou outra desculpa qualquer... ai ai...
Matheus 17 de Julho de 2012 - 08:48:03
Patrícia...
Com certeza você já reclamou de um médico que te atendeu mal, por que você não virou médica? Tenho certeza que você já reclamou das enchentes ou do trânsito da sua cidade, por que ainda não virou secretária do trânsito? Com certeza você já reclamou de ter que acordar cedo pra trabalhar (espero que PELO MENOS isso você faça) por que você não pediu a conta e abriu sua própria empresa? ENTENDA QUE EXISTEM COISAS QUE VOCÊ TEM O DIREITO DE RECLAMAR SIM E BOBO É O POVO QUE NÃO SABE O PODER QUE TEM... SÃO PESSOAS QUE PENSAM PEQUENO IGUAL VOCÊ QUE FAZEM ESSE PAÍS UM LIXO.
Você já reclamou da vida alguma vez, tenho certeza, ENTÃO POR QUE NÃO SE MATOU E REENCARNOU EM UMA NOVA?
Pessoa de mente pequena viu... "¬¬
Paulo 18 de Agosto de 2012 - 12:33:00
Matheus, obrigado por ler um comentário coerente e inteligente e ainda mais em resposta a uma energúmena, mas creia que o pensamento dela é seguido por muitos ainda nesse brasilzinho "democrático".
Jane 19 de Agosto de 2012 - 16:43:18
pq ainda tem gente que se arrisca a dar sua opinião e demostrar sua ignorância publicamente? Matheus, vc falou e disse, nem preciso dizer mais nada.. se TODOS pensássemos assim, teríamos um país, um mundo melhor, com ctza!
Ronald 21 de Agosto de 2012 - 00:57:21
Por essas e outras que vou pagar a taxinha de 3 pilas e nem la na sessão eleitoral eu vou. Se votar nulo não resolve, se votar em branco não resolve, se não exite bandido (ops candidatos) dignos do meu voto, oque é que vou fazer lá?
Alguem pode me dizer???
eric ribeiro... 21 de Agosto de 2012 - 14:07:52
perdemos o direito de dizer "ninguem ali me representa" eu sou obrigado a votar (o que num pais com desigualdade intelectual, cultural e politica isso pode ser prejudicial), branco e nulo igualados por lei é um grande erro pois dizer que não quero que meu voto vá para ninguém pois não estou satisfeito não é a mesma coisa que dizer "não faz diferença"...
DE.... 16 de Julho de 2012
Olha pessoal os candidatos são pessoas que quando chega ao poder eles acham que tudo pode, não tem limites para eles, o que prescisa ti verdade e uma lei que seja diferenciada para politicos e que seja executada exemplamente ai sim o país pode ate melhorar o exemplo tem que vir de cima e não de baixo.
Marcelo Toscano 16 de Julho de 2012
Que tal revolução armada ! separar os estados em federações ! ficaria muito mais fácil de controlar quem faz parte do clube..
RAFAEL DE... 17 de Julho de 2012
O voto nulo tem que ser uma opção válida como forma de protesto! temos que ter a opção do candidato A,B,C.. ect e também a opção do voto nulo para demostrar a insatisfação com a situação atual e com os políticos que se candidatam.Apoio totalmente o primeiro comentário...o comentário do Matheus em resposta a essa moça de mente pequena e alienada pelo sistema e pelas mídias corporativistas... e sem dúvida o grande sonho é a revolução(armada ou não,como disse o Marcelo Toscano)o Brasil é governado por poucos, infelizmente a massa não sabe o poder que tem!
Geraldo Luiz da... 17 de Julho de 2012
É uma vergonha esse TRE. Mais uma confirmaçao que nao existe Democracia neste país!!!
Laercio 01 de Agosto de 2012
Concordando com Matheus e mais: de que adianta se candidatar sem nenhum preparo? Estou cansado de ver gente que diz: vou me candidatar pra ver como é, se for possível farei algo pelo povo e blá, blá, blá...
Na empresa (pública) onde trabalho, pra se conseguir "subir um degrau" deve-se, minimamente, estar completamente preparado para o cargo ao qual pleiteia. Em todas as áreas é assim, EXCETO na política. Lá qualquer palhaço pode se candidatar, mesmo sem saber nem o que faz um vereador, um deputado (Tiririca, o mais recente exemplo). Esse sim é o maior erro do povo: votar em alguém despreparado para representá-lo.
Candidato deveria comprovar títulos, ter curso de Gestão Pública e certidão de antecedentes criminais branca como a neve!... no mínimo! Além disso, um projeto de governo deveria ser apresentado pelo candidato ao TRE antes das eleições, sob o risco de impugnação da candidatura.
É simples e muitas empresas utilizam esses meios... mas qual seria o interesse em se fazer algo assim pra melhorar a qualidade dos candidatos?
O sistema é complexo. Difícil de ser modificado. Somos explorados, roubados, enganados, estuprados em nossos direitos desde que descobriram essa terra! Mudança não se faz de uma hora pra outra, mas o povo, que TEM o PODER e não faz ideia disso, DEVE se impor e começar a cobrar, para que as mudanças possam começar a se tornar realidade!!!
José Percival... 07 de Agosto de 2012
UM ABSURDO DECIDIREM QUE VOTO NULO / PROTESTO / NÃO ANULE UMA ELEIÇÃO ... VERGONHA / BANDIDOS / DEMOCRACIA / MEUS DIREITOS ONDE ESTÃO ??? CONCORDO COM JORGELY ... O VOTO É MEU E DEVERIA PREVALECER A MINHA VONTADE / FAÇO DELE O QUE QUISER ...
VOTO NULO 07 de Agosto de 2012
Pessoal, talvez nem todos saibam, por isso devo dizer que o voto nulo é sim muito importante. Embora ele não tenha força para anular uma eleição ou mesmo destituir candidatos, ele é o principal termômetro utilizado pelos investidores estrangeiros. O Voto Nulo mede o grau de insatisfação do povo e, dependendo do nível, reflete na economia, trazendo insegurança. Por isso, quando o índice de votos nulos é alto, demonstra que a economia do país não é confiável. Resumindo, com o seu voto vc determina o grau de credibilidade do Brasil para atrair investimentos estrangeiros. Sendo assim, vc tem o poder de brecar ou alavancar o crescimento econômico. Exemplificando, o VOTO VÁLIDO é um CHEQUE EM BRANCO para os investidores estrangeiros, enquanto o VOTO NULO representa uma NOTA PROMISSÓRIA que deverão assinar se investirem no Brasil. É nesta maré que os políticos pegam onda, porque desse CHEQUE EM BRANCO eles também tem uma fatia. Por isso eles também não querem que você VOTE NULO. E é por isso também que as instituições públicas trabalham para que você não VOTE NULO, especialmente o TSE. Afinal, elas têm como objetivo contribuir para o crescimento do país, e aqui todas elas abraçam a Constituição que, querendo ou não, coloca as instituições públicas acima dos interesses individuais. Portanto, continuem exercendo o vosso direito de VOTAR NULO e seja um agente multiplicador desta informação. Porque se formos esperar que o TSE divulgue isso, jamais vai acontecer. Quando VOTAMOS NULO, obrigamos o Estado e seus representantes a refletirem sobre o futuro do país, porque mexemos diretamente no bolso de todos os brasileiros, principalmente dos políticos.
Roberto Carmona 27 de Agosto de 2012 - 11:59:06
Olá VOTO NULO.
Gostaria de cooperar com uma observação. Na minha opinião, é o uso indevido das lacunas constitucionais criadas pelos pensadores políticos do país que dão maior importância aos interesses pessoais de uma minoria em detrimento dos interesses públicos, ou seja, de toda a população, e não o contrário.
Mas concordo com o argumento que tudo não passa de massa de manobra, não apenas de investidores internacionais, mas principalmente dos nacionais que vendem o país com suas ações ilícitas.
Penso sim que o voto nulo deveria se transformar em válido, mas enquanto isso sinto que possa ser usado pelo povo que deseja um futuro melhor construído de muita luta, ainda que não vejamos o resultado em nossa geraçao, deixando um legado de paz aos nossos descendentes.
Luan 09 de Agosto de 2012
É muito triste a posição do Brasil quanto a isso. Estudo política faz anos e sei que os países mais democráticos tem uma aplicação oposta a nossa para essa ação. De qualquer forma digo a vocês que não se vêem representados, ou que acham que o seu candidato não tem chances:
Continue votando em Branco e Nulo! Pois isso mostra o nível de insatisfação geral e tem repercussão nacional! Resistam!!
Hércules Cesar 11 de Agosto de 2012
É UM ABSURDO O VOTO NULO NÃO SER COMPUTADO COMO VOTO VÁLIDO, PORQUE QUEM VOTA NULO, É QUEM ESTÁ DISCORDANDO COMO SE COMPORTAM OS POLÍTICOS BEM COMO PORQUE NÃO VIVEMOS UMA DEMOCRACIA, POIS SE SOMOS OBRIGADO A VOTAR NESSES MELIHANTES, QUE CRIA VÁRIAS LEIS PARA ROUBAR COMO, VERBA DE GABINETE, VERBA DE REPRESENTAÇÃO PARLAMENTAR, TER VERBA PARA MANTER GESTERORES NO EXECUTIVO E ETC. ESTA É A RAZÃO DE SEMPRE EU VOLTAR NULO E NÓS BRASILEIROS TEMOS QUE VOTAR NULO PORQUE SÓ ASSIM, OS MELIHANTES RESOLVEM MUDAR A LEI, E TERMOS O DIREITO DO VOTO FACULTATIVO, VOTO DISTRAL MISTO E PARA CHAPA MAJORITÁRIA TER TAMBÉM O VOTO DE COLÉGIO ELEITORAL.
Jailson M. de... 18 de Agosto de 2012
Estranho a postura do mais elevado Tribunal do nosso país em matéria Eleitoral, TSE, pois ao conceituar o voto nulo tenciona para a parcialidade remetendo todas as obrigações e uma estrutura política lamentável em que vivemos ao eleitor. Ora votar nulo necessariamente não dá a vitória ao candidato ruim - nas palavras do informe do TSE - ,pois tem o voto nulo seu elemento de insatisfação e fundamento constitucional e democrático e se não houvesse esta alternativa, já que não há no Brasil o voto facultativo, certamente seriamos sim obrigados a vota em candidato A ou candidato B, isso sim implicaria em falta de opção a depender da qualificação de ambos. Vejo por fim, o voto nulo como uma arma do cidadão consciente em reprovar e repudiar os grupos políticos, verdadeiros coronéis, que eleição após eleição se revesam no poder, lamentavelmente com o aval da maioria da população que tem seu voto comprado por antecipação através do bolsa família, pão na mesa, auxilio estiagem, entre outros "programas sociais" advindo dos pagadores de impostos que somos.
antonio 19 de Agosto de 2012
naum nos deixemos influenciar por isso..voto NULO mesmo
Maria 19 de Agosto de 2012
Vote nulo sim!!!! Se você tem certeza da incapacidade ou da improbidade dos candidatos... Pois só existe 2 formas de transformar a realidade, através das ideias e através da força (revolução armada). Penso que o voto nulo é a primeira forma do povo questionar e por em cheque candidatos, partidos políticos, processo eleitoral e a própria democracia falaciosa em que vivemos.
Christopher 19 de Agosto de 2012
É um tanto triste ler os comentários neste artigo e perceber o quanto os brasileiros são alienados.
Por que não votar nulo quando existe uma gama de políticos que ANULAM seus eleitores após obter sua cadeira?
Se você votar em alguém, ou em alguém "menos pior"(não existe menos pior) vai estar cometendo o mesmo erro. Se Hitler e Mussolini se candidatassem
a algum cargo, você votaria em algum dos dois, ou votaria no menos pior, que foi Mussolini???
Você que defende o TSE e os políticos brasileiros
está concordando com toda a miséria deste país. Acha que este é um bom lugar para viver. Abra seus olhos, você é apenas um peão que serve de isca para o rei!
Victor 5 de Outubro de 2012 - 21:55:31
é claro que a lei do voto nulo deveria ser diferente, mas não é. o melhor mesmo é voce pesquisar, porque entre milhares de candidatos a vereador e a deputado não é possível que pelo menos 1 não preste.No caso das eleições do executivo é mais complicada a situação, por serem poucos candidatos, se só tem pilantra, vá em frente e anule, por mais que não adiante. a verdade é que existem sim os que acompanham, conhecem e votam nulo por não confiar em nenhum candidato, mas a grande maioria dos que votam nulo são PREGUIÇOSOS. Podemos mudar a lei? podemos! mas enquanto não acontece, vamos parar com essa imobilidade de voto nulo (que só tá ajudando a eleger mais um corrupto), eleger alguem que preste e não um palhaço qualquer. Porque se não que vai continuar sendo o palhaço, somos nós
H.SANTOS 19 de Agosto de 2012
Eles passam por cima da Constituição. É o poder absoluto tão almejado pela PTURMA. Tanto que os mesmos que, escolhidos pelo PT para o STF, presidem o TSE. Por que não outros em vez dos mesmos? Isso se faz SUSPEITÍSSIMO.
E mais. Essa questão relativa aos votos nulos não anularem a eleição amarra o resultado que as URNAS ELETRÔNICAS estiverem PROGRAMADAS a apresentar.
Não se iludam. Os eleitores desde então são as URNAS ELETRÔNICAS.
Exemplo disso será o LULINHA, filhinho, engraçadinho, riquinho, ser eleito vereador em SP, e, quiçá, mais a frente, ser levado àPRESIDÊNCIA. O quê? Isso mesmo! O bagulho é doido, gente. Quem viver verá!
Ouviram do Ipiranga TSE/TREs.
Madera Punk 19 de Agosto de 2012
Gostaria de ver se todos os brasileiros votassem nulo! No minimo haveria outra eleição com outros candidatos. Não temos que escolher entre o ruim e o pior que ruim, NÓS SOMOS A VOZ DO BRASIL, APENAS A MAIORIA (OS ELEITORES) PODEM MUDAR ISSO!
Morvan 19 de Agosto de 2012
Temos um sistema eleitoral que não funciona,o candidato fica a mercê dos partidos corrupoliticos que se envolvem em negociatas com pequenos médios e grandes empresários comprometendo a gestão dos que forem eleitos,não se esqueçam, a cadeira é do partido,outra dificuldade é de conhecer o candidato,por mais que se busque informações sobre os candidatos o que vemos sempre é um monte de mentiras.Pra mim,(para alguns não ha relação direta )uma forma de começar a mudar seria acabar com as mordomias dos políticos,acabar com o 5° constitucional que coloca pistolões como desembargadores ,que ficam com o "rabo preso" nas questões que envolvem interesse pessoal dos políticos ,mudar a forma de eleição dos ministros do STF,pois a maioria tem "rabo preso" com o executivo vejam esse TOFOLI ridículo no STF,da até vergonha...os três poderes estão podres,o fato do voto nulo não servir pra nada corrobora para perpetuação da corrupção no país...Ninguém que se preste a colocar um comentário aqui está querendo brincar com o país,pelo contrário creio que todos queremos um país melhor, podemos não concordar um com a opinião do outro,mas mesmo as criticas que só apontam os problemas são válidas para o crescimento individual e coletivo servem para refletirmos.Respeito a opinião alheia este é o primeiro passo para mudarmos este país.
Abraço.
Jane 19 de Agosto de 2012
humm.. ou seja, não existe nenhuma forma de o povo "dizer" que não quer nenhum dos candidatos.. mesmo que todos não "prestem" tem que escolher um p mostrar que não é "apolítico".. huahuauahua..
Manoel 20 de Agosto de 2012
Será que o TSE poderia refazer todas as Urnas Eletrônicas(Já que o Governo gasta com os Partidos politicos), para delas constar a Tecla "NULO", dessa forma nos facilitaria na hora de anular nossos votos...
Maria Clara 21 de Agosto de 2012
Vote nulo sim, de que adiantou termos votado todos esses anos e só nos depararmos com corruptos enfiando dinheiro público na cueca? Pelo menos podemos demonstrar a nossa insatisfação para esses políticos que pensam exclusivamente em enriquecer. Infelizmente todas as vezes que eu pensei agora sim esse eu acho que é honesto, "caí do cavalo", não existe político decente nesse país. Voto nulo sim para expressar a minha decepção!!!
eric ribeiro... 21 de Agosto de 2012 - 14:14:47
Pois é. Pelo menos você teve a "Clareza" de dizer: sou responsável pelo meu voto de escolher o menos pior!!! Pois no caso, quando o mandato é ruim, quem escolheu o menos pior ao invés de se "abster" se responsabiliza como por isso? Bem dito, cai muito do cavalo também... E voto nulo até que sinta que alguém me represente...
Lu 21 de Agosto de 2012
Tipos de risco associados ao investimento estrangeiro
O conceito risco-país engloba diversas categorias de risco que podem ser associadas a um país. As principais categorias estudadas quando da avaliação do risco apresentado por um páis são: risco político, risco mercadológico e risco geográfico.
Risco político
O risco político (veja en:Political risk) se refere à possibilidade de que o governo do país em questão, exercendo seu poder soberano, tome medidas adversas aos investimentos realizados. Alterações em regulamentação e tributação são a forma mais comum e cotidiana de um governo local afetar negócios estrangeiros no país. Mas o conceito também inclui riscos mais esporádicos e muito mais significativos como os riscos de desapropriação ou nacionalização de ativos, de calotes em contratos de fornecimento de produtos ou serviços, de desordem pública por inépcia governamental e até de golpe de Estado, terrorismo ou guerra civil.
H.SANTOS 21 de Agosto de 2012 - 10:50:34
Lu,
No caso do Brasil, segundo sua elucidação, o Brasil detém risco ZERO. Isso porque, aqui tudo os estrangeiros podem.
Aliás, os governos são eleitos exatamente para garantir RISCO ZERO. Daí o desmantelamento das forças armadas, entre outras políticas governamentais.
O ouviram do Ipiranga deveria não ser esquecido, mas não é o que efetivamente acontece. Ma, in felizmente, os bilhões de dólares remetidos ao FMI, por exemplo, bem confirma esse esquecimento.
eric ribeiro... 21 de Agosto de 2012
Ridículo. Como fazer para que essa vergonha de tirar o direito do cidadão em não estar satisfeito com o eleitorado não se apresente aos olhos da sociedade como ausência política? Para ter clareza de que ninguém ali representa droga nenhuma (muitas vezes é o caso) precisa-se pesquisar muito mais do que essas milhares de pessoas que votam unicamente por causa de santinhos distribuídos em faróis. Voto completamente incosnciente. Votar muitas vezes, não diz nada. Lamentável ter que votar e TER QUE VOTAR EM ALGUÉM. Daqui a pouco você terá que votar mas não necessariamente quem ganhou assumirá porque né, quem garante...
Miguel 22 de Agosto de 2012
o TSE decidiu por motivos políticos e não jurídicos, depois da lei ser divulgada na internet, contrariando decisões anteriores, em que decidiu favorável ao cancelamento das eleições.
é só ir ver o código eleitoral >> http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4737.ht m No artigo 224, a nulidade é de votos e da eleição como um todo*, não de votações. Então não vale o que o Mello diz, embora no mesmo capítulo ali, que está tratando de nulidade de votações.
Querem dizer que voto nulo não entra na nulidade de votos (a não é igual a A), mas entra, conforme outros pareceres e o trecho anterior que fala por ex "§ 3º Serão nulos, para *todos os efeitos*, os votos dados a candidatos inelegíveis ou não registrados. " da seção IV (grifo meu).
Então, a nulidade "decorrente de fraude, de algum ilícito ou de acidente durante o processo eleitoral" que diz o ex ministro cancelaria votações inteiras a principio legítimas em alguma seção ou zona eleitoral, tanto para candidatos válidos como inválidos. Só que isto apenas entra* para a contagem de votos nulos e brancos em geral, que tenham ocorrido em votações não anuladas, em outras zonas.
Não é uma questão, como ele quis fazer crer com o juridiquês, e mesmo assim admitindo a possibilidade de cancelamento, de que para que este ocorra seja preciso que mais da metade das votações sejam anuladas por fraude etc.
O que a lei diz é que a votação anulada entra para a contagem geral de votos nulos. *E se os votos nulos atingirem a maioria, a eleição inteira está anulada.
a partir de 2006, com o movimento voto nulo na internet, e o risco real de cancelamento, especialmente em segundos turnos, vieram falando que voto nulo não entra nessa nulidade, o que eu desmitifiquei na mensagem anterior ao analisar a lei. Querem negar o principio de identidade e mesmo a tautologia
. Aliás o objetivo da obrigatoridade é justamente garantir que a vontade da maioria seja espelhada no pleito. Se a maioria optar por alguém, a votação é válida, escolhendo-se o mais votado dentre os votos válidos, e não gerais.
O voto nulo no mínimo é uma forma de protesto contra a obrigatoriedade do voto, por quem não quer votar. Além do que é um direito garantido e não somente para os "inconscientes" que precisam ser "esclarecidos" ou "apolíticos".
. Pode ser uma opção par quem segue a risca o conceito da representatividade, não querendo votar no menos ruim, ou em qualquer válido por qualquer que seja o motivo, mas sim não votar porque não encontra dentre as opções alguém que julgue que o represente.
Isto está na base da teoria democrática, o contrato social de rousseau, que tu bem sabes, vontade geral, vontade da maioria (de eleitores, não de votos válidos).
Vergonhosamente o TSE impôs uma nova visão acerca da lei, contrariando os pareceres anteriores, por conta da campanha, empurrando guela abaixo para desqualificar o voto nulo, que é histórico.
H.SANTOS 22 de Agosto de 2012 - 10:14:12
Verdade. Vejam o art. 224 anotado pelo próprio TSE corroborando com a tese do Sr. Miguel.
"Art. 224. Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do País nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou do Município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias.
CF/88, art. 77, §§ 2° e 3°, c.c. os arts. 28 e 29, II: votos nulos e em branco não computados para o cálculo da maioria nas eleições de presidente da República e vice-presidente da República, governador e vice-governador, e prefeito e vice-prefeito de municípios com mais de duzentos mil eleitores.
Ac.-TSE de 11.10.2011, no MS n° 162058: ausente disposição específica na lei orgânica municipal sobre a modalidade da eleição suplementar; eleições diretas devem ser realizadas, ainda que a dupla vacância dos cargos de prefeito e vice-prefeito se dê no segundo biênio da legislatura.
Ac.-TSE, de 12.5.2011, no AgR-MS n° 57264: possibilidade de, no caso de renovação de eleição, haver redução de prazos relacionados à propaganda eleitoral, às convenções partidárias e à desincompatibilização, de forma a atender ao disposto neste artigo; vedação da mitigação de prazos processuais relacionados às garantias constitucionais da ampla defesa e do devido processo legal.
Ac.-TSE, de 11.11.2010, no REspe n° 303157: incidência do art. 14, § 7°, da CF/88, sem mitigação, sobre a condição de todos os postulantes aos cargos postos em disputa, mesmo em se tratando de eleição suplementar.
Ac.-TSE, de 4.5.2010, no AgR-REspe n° 3919571: "O exame da aptidão de candidatura em eleição suplementar deve ocorrer no momento do novo pedido de registro, não se levando em conta a situação anterior do candidato na eleição anulada, a menos que ele tenha dado causa à anulação."
Ac.-TSE nºs 13.185/1992, 2.624/1998, 3.113/2003 e Ac.-STF, de 2.10.1998, no RMS n° 23.234: não há incompatibilidade entre este artigo e o art. 77, § 2°, da CF/88.
Ac.-TSE, de 29.6.2006, no MS n° 3.438 e de 5.12.2006, no REspe n° 25.585: "Para fins de aplicação do art. 224 do Código Eleitoral, não se somam aos votos anulados em decorrência da prática de captação ilícita de sufrágio os votos nulos por manifestação apolítica de eleitores". Res.-TSE n° 22.992/2008: "Os votos dados a candidatos cujos registros encontravam-se sub judice, tendo sido confirmados como nulos, não se somam, para fins de novas eleições (art. 224, CE), aos votos nulos decorrentes de manifestação apolítica do eleitor".
Ac.-TSE, de 29.6.2006, no MS n° 3.438: impossibilidade de conhecimento, de ofício, da matéria tratada neste dispositivo, ainda que de ordem pública.
Ac.-TSE, de 4.5.2010, no AgR-REspe n° 3919571: a renovação da eleição reabre todo o processo eleitoral e constitui novo pleito, de nítido caráter autônomo. Ac.-TSE, de 1°.7.2009, no MS n° 4.228: "Cuidando-se de renovação das eleições, com base no art. 224 do CE, devem ser considerados os eleitores constantes do cadastro atual". Ac.-TSE, de 4.3.2008, no MS n° 3.709: observância do prazo mínimo de um ano de filiação partidária ainda que na renovação da eleição tratada neste dispositivo.
Ac.-TSE, de 20.10.2009, no REspe n° 35.796; de 10.10.2006, no REspe n° 26.018; de 12.6.2007, no REspe n° 26.140 e, de 2.8.2007, no REspe n° 28.116: impossibilidade de participação, na renovação do pleito, do candidato que deu causa à nulidade da eleição anterior.
Ac.-TSE, de 4.9.2008, no MS n° 3.757: "No caso da aplicação do art. 224 do CE, o presidente do Legislativo Municipal é o único legitimado a assumir a chefia do Executivo Municipal interinamente, até a realização do novo pleito".
Ac.-TSE, de 2.9.2008, no Ag n° 8.055; de 18.12.2007, no MS n° 3.649: incidência do art. 224 do CE/65 em sede de ação de impugnação de mandato eletivo.
Res.-TSE n° 23.280/2010: "Estabelece instruções para a marcação de eleições suplementares."
Ac.-TSE, de 18.5.2010, no REspe n° 36043: na renovação da eleição, o exame da aptidão de candidatura deve ocorrer no momento do pedido de registro, não se levando em conta a situação anterior do candidato na eleição anulada, a menos que ele tenha dado causa à anulação do pleito.
§ 1° Se o Tribunal Regional na área de sua competência, deixar de cumprir o disposto neste artigo, o Procurador Regional levará o fato ao conhecimento do Procurador-Geral, que providenciará junto ao Tribunal Superior para que seja marcada imediatamente nova eleição.
§ 2° Ocorrendo qualquer dos casos previstos neste Capítulo o Ministério Público promoverá, imediatamente, a punição dos culpados".
Ouviram do Ipiranga TSE.
José Fernandes 24 de Agosto de 2012
Também acho um absudrdo, não considerarem o voto nulo, pois é uma forma de manifestar meu descontentamento, com todos os candidatos apresentados, pois a escolha do menos ruim é prejudicial. Caso o voto nulo seja levado a sério, será um claro indicador aos policos e ao TSE., de que alguma coisa está indo mal, caso contrário, infelizmente o nosso povo estará sendo educado para uma revolta, o que será uma tragédia.
ROBERTO 31 de Agosto de 2012 - 14:19:46
PARABENS JOSÉ FERNANDES, QUEM SABE UM DIA CONSIGAMOS MUDAR A OPINIÃO DESSES ESTÚPIDOS NO PODER E OUTROS TANTOS ELEITORES. ABRAÇO
ROBERTO 31 de Agosto de 2012
VAMOS SIM VOTAR TODOS "NULOS" QUEM SABE LA NA FRENTE ALGUEM RESOLVA MUDAR ESSA LEI ESTÚPIDA.
CHEGA DE VOTAR NO "MENOS PIOR" HAVERÁ SEMPRE UM IGNORANTE NO PODER RUIM NO PODER.
NULO NELES.
NÃO DEEM OUVIDOS AOS COMENTÁRIOS DESSE TAL SERGIO, QUE COM CERTEZA ESTÁ SENDO BENEFICIADO DE ALGUM MODO COM ESSES DESMANDOS TOTAL QUE PASSA NOSSO QUERIDO BRASIL !
antoniorodrigues 02 de Setembro de 2012
nulo nulo e nulo???????
Mas o que HORARIO GRATUITO ELEITORAL,
HORARIO REZERVADO AO SUPERIOR TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL???????
Quem para para serem colocado no ar em horário nobre nas TV. RÁDIO ETC..... Mentita descabida horario gratuito?????????????? Será mentira ou será uma verdade MENTIROLAS????????????.......
HORÁRIO GRATUITO.....pois bem quando votava no meu candidato sabendo que ia lá para trabalhar para mim e e para outros....NÃO TEM IMPORTÂNCIA NINHUMA NINHUMA A UNIÃO OU ESTADO PAGAR as propagandas televisionadas etc. MAS SANBENDO QUE DE NOSSOS IMPOSTOS O ATREVIMENTO DE DAR ESTA OPORTUNIDADE AOS PARTIDOS!!!!! E ficar vendo com os olhos e lambendo com a testa?????:? Isto não é tanto imoral??????....OS CANDIDATOS DEVERIAM VOLTAREM APOIO AO POVO, pelos prestimos das propagandas, Da forma como esta, é votado e voltado apenas as atenções para o partido politico, numa conivência COM LIDERES DE PARTIDO?????? ORA ORA ORA que que ísso?????????. pense bem o que é ser um lider politico, NÃO VOLTA AS TENDÊNCIAS AO POVO NÃO,,,, e sim os palioativos como recompensas, por gratidão das propagandas que juntos PAGAMOS NOS HORÁRIOS GRATUITOS ELEITORAL.... OU ESTOU ERRADO QUE É REALMENTE HORARIO NOBRE É REZERVADO E GRATUITO PARA CAMPANHAS POLITICA(toninhodeolarias) apenas uma perguntinha para não ficar eu de bobinhorobinho gratuito
Jose Spricigo 03 de Setembro de 2012
Já votei nulo em outras eleições e concordo que o voto nulo é uma forma de protestar, pois representa a insatisfação do eleitor. Vivemos num país onde a educação esta cada vez pior, saude nem se fala e a segurança é zero, apesar de termos bons profissionais
SUSANACORDOVA 04 de Setembro de 2012
Porque mesmo existe essa opçãop voto nulo se ela não é contabilizada com tal?? Hipocresiaa, TRE, TSE politicos corruptos... nosso país é piada... e eu sou obrigado a votar no menos pior ... nunca meu voto é nulo simmm ...ta mais que na hora de fazer valer a democracia ...se sou obrigado a votar e se anulo meu voto esse não conta então algo está errado e meu direito de protesto contra os canidadtos e cosntituiçãO DO PAIS ...ABERRAÇÃO TOTAL... ONDE EXISTE A OBRIGAÇÃO DE VOTO NÃO EXISTE DEMOCRACIA.. CHEGA DE TAPAR SOL COM PENEIRA...NOSSO PAIS PRECISA URGENTE DE REFORMA CONSTTUCIONAL..EDUCAÇÃO... CULTURA, SAÚDE, SEGURANÇA,ÉTICA. MORAL BONS E COSTUMES. VOTO NULO E ELE TEM SER CONTADO SIM.
Carlos Alberto 04 de Setembro de 2012
O TSE quer ser superior a nossa constituição e consequetemente invalidá-la, uma aberração a moral e direitos do cidadão. Votarei nulo sempre e continuarei a votar, não temos politicos descentes que que trabalhem sem interesse econômico para o seu bolso. Basta, chega de sermos idiotas!
Paulo Augusto 04 de Setembro de 2012
Atenção, vamos pensar.
A Eleição de 2012 vai custar quase R$ 7 Bilhões (R$ 6,6 bilhões) dos cofres públicos. Isso significa que cada pessoa vai pagar R$ 52,00 para o direito de votar acontecer. Existem muitos candidatos idôneos por todo o país, então porque não escolher certo? Deve-se deixar de lado as pesquisas de IBOPE, e campanhas eleitorais, e levar em conta as propostas de cada candidato, sua trajetória política e sua idoneidade.
Esse manifesto de tentar anular uma eleição sai muito caro, e quem paga a conta é você!
Voto conciente já!
cidadã 06 de Setembro de 2012
VOTAR EM BRANCO OU NULO? ANULAR ELEIÇÃO?
ISSO NÃO EXISTE, SÓ EM CASO DE FRAUDE
COMO OUSARIAMOS EXIGIR ALGO DO POLITICO
VOTANDO NULO OU EM BRANCO?COMO COBRAR DO POLITICO SE VOTA EM CANDIDATOS SEM NOÇÃO DO QUE É POLITICA?
SINCERAMENTE POLITICA ERA COISA SERIA,
FAZ ANOS QUE
PASSOU A SER MARKETING DE RED FAMILIAR...
TIPO ESTA RICO COMPRA VOTOS.
JÁ ESTA ELEITO OU REELEITO...
OBSERVEM EM SEU ESTADO E CIDADE
EX: DA MESMA FAMILIA SAI PASSARINHO ENTRA PAPAGAIO, SAI PAPAGAIO ENTRA PIRIKITO ETC....
CONTANTO QUE ESSA ARVORE MARKETEIRA
NÃO PARE DE DAR FRUTOS.
DEVEMOS EXIGIR
TRE AUMENTAR A FISCALIZAÇÃO
PARA COM ESSAS COMPRAS DE VOTOS,
COMO TAMBEM CRIAR UMA LEI
PARA IMPEDIR ESSAS ARVORES POLITICAS,
BRASIL ESTA AÍ
SOBREVIVENDO COM DOENTE CRÔNICA.
NA SAUDE,EDUCAÇÃO E SEGURANÇA ETC...
COMO CIDADÃOS NÃO DEVEMOS DESISTIR
VAMOS VOTAR CONSCIENTE
OBSERVANDO CANDIDATOS FICHA LIMPA
O FEZ DURANTE SEU MANDATO
O PARTIDO E COLIGAÇÕES
A PESSOA TEM COMPETENCIA
CHEGA DE MENTIRAS E MENTIROSOS
VOTOS SEM CONSCIÊNCIA
TRAZ SERIAS CONSEQUÊNCIAS RUINS
PARA SUA CIDADE, ESTADO E POPULAÇÃO
PENCE NISSO!
Junior 11 de Setembro de 2012
Sou contra a aceitação de uma vida política. Causam maus hábitos. Acredito que política deveria ser como serviço militar. Se acha alguns profissionais que se enquadram no perfil necessário, que nunca tiveram nenhum vinculo com administração no país,e se se da o devido reembolso do que ele receberia trabalhando na área dele, e se ele aceitar e se por meio do voto o povo aceitar ele ficaria no cargo. Agora a dança das cadeiras, isto não acho justo com o país, que acreditou em eleições diretas. To vendo o nosso país ficando pior do que no tempo da ditadura, e da repressão. Hoje tudo está pior. Na minha época um guarda noturno colocava moral com um apito na boca, hoje estão metralhando delegacias e carros da polícia. Transferem grandes verbas com a informação de estar pagando algum serviço ou material de uso público e na realidade as verbas estão indo para lugares diferente , e todos nós sabemos. Acho incrível o legislativo ter poder de legislar a seu próprio favor. Que Brasil é este gente?????
Junior 11 de Setembro de 2012
Sou à favor do voto nulo. Não temos em quem votar.
Todos tem algum vinculo com alguma sujeira no passado ou estão envolvido em algum tempo com alguma maracutaia. Isso que sabemos, fora o que não sabemos que corre em sigilo de justiça, ou será injustiça?
Ronaldo 14 de Setembro de 2012
O TSE cerceou o direito do cidadão de opinar sobre todos os candidatos de uma eleição, deixou-nos apenas o direito de escolher entre o ruim ou o pior. O artigo 224 do código eleitoral é cristalino, mas foi mais conveniente ao TSE defender os políticos apaniguados e seu próprio status quo, do que resguardar o direito da plebe rude!!!
Gilmar Guimarães 19 de Setembro de 2012
Pessoal temos que levantar a bandeira do, VOTO NULO, sim, para todos os cantos do nosso país, chega de mensalão, chega de corrupção, chega de palhaços, chega de cantores, de jogadores de futebol e de gente analfabeta nos três poderes.
Nelson 25 de Setembro de 2012
perai... se o voto nulo.. ou branco esta ai ele faz parte do processo e tenho direito de usar, alem do mais se nenhum canditato corresponde ao que espero sou obrigada a votar no "menos ruim" ?... voto branco ou nulo faz parte do processo e é o meu direito no jogo (sujo por sinal) politico
Walmiza 29 de Setembro de 2012
Concordo com a Mariana,o povo ficou sem o único PODER de melhorar sua cidade, seu País, perdeu o direito a liberdade de escolha, pois não há mais diferença entre voto nulo e branco. Nenhum deles conta na hora de fazer a soma oficial dos votos de cada candidato. Desde 1997, quando houve uma mudança na legislação eleitoral, os votos brancos e nulos passaram a ter significado quase idêntico, ou seja, não ajudam e nem atrapalham a eleição. Como muita gente não sabe disso, a confusão persiste. Com a lei 9.504/97 nossos direitos foram cerceados, é mais um golpe dos políticos legislando em benefício próprio. MEU VOTO SERÁ NULO SIM, chega de eleger o "menos" ruim até porque o jogo político é semelhante a dança das cadeiras, o mesmo grupo de pessoas disputando um lugar para se refestelar.
sergio 03 de Outubro de 2012
Bem se estamos concordando com as leis eleitorais que aceitam recebimento de dinheiro de instituições, corporações para financiar campanhas, penso que eu que não financio campanha de ninguém corro sérios perigos de meu voto de protesto não ser defendido, mesmo que seja para eleger que penso ser ético, que está lá para defender os direitos dos cidadãos e não apenas a meus interesses particulares. Para mim é uma imoralidade, financiamento de campanha por particulaares.Este político irá sim defender os interesses de quem o financio (rabo-preso).Anular o voto é um direito adquirido em lei, e o faço em repúdio a lei eleitoral vigente. Direitos iguais a todos para a campanha eleitoral, e que o salario dos políticos estejam atrelados ao salário mínimo, caso venham legislar em causa própria, o que sempre acontece, aumentaria o salário minimo também do povo. Defendo o voto nulo por isto.
jJordam Soares de... 06 de Outubro de 2012
O que etamos notando nessas eleições é um grande desinteresse pela política partidária.Em razão desse fato os candidatos são de baixíssimo nível, tornando a escolha muito difícil. Essa história de votar em um candidato que possa resolver os problemas do município é pura balela, não há condição de escolha, infelizmeente todos são ruins, como escolher então!!!
Maria 06 de Outubro de 2012
Parabens Marian.
Se fosse dado a cada um de nós o direito a exercer a democracia verdadeiramente, o VOTO não seria obrigatorio.A população está cansada com tantas denuncias de parlamentares envolvidos em pratica ilicitas com o dinheiro publuco.
Yusuke Uraneshi 07 de Outubro de 2012 » postado em notícia relacionada
Independentemente O voto nulo e Branco tbm são uma forma de manifestação de democracia, apesar de a minoria ganhar após nossa opinião, melhor do que votar no menos pior de todos.
O Brasil tem um Grande Caminho a percorrer e só acontecerá se Cada um Fazer a sua parte!
"...O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever..."
Clayton Cruz 07 de Outubro de 2012
Não vejo razão para tamanha discussão. Óras pois, qualquer coisa considerada nula, não é válida. Quem anula o voto, anula a opção de escolha. Ahhh, mas não tem nenhum candidato que mereça meu voto. Simples, quem diz isso se julga melhor que aquele que se lançou candidato, então, faça como ele, se coloque no rol de candidatos e faça a diferença. Todos tem direito. Reclamar do que está pronto é fácil, difícil é ir fazer.
Ribamar Vieira 07 de Outubro de 2012
Nunca vi tanta compra de voto. como aqui em São josé de Ribamar-MA
Compra descarada, aberta, em plena luz do dia, tanto na vespera como no dia das eleições, sem ninguem, ninguem para fiscalizar.
Carlos 07 de Outubro de 2012
Eu voto nulo e cobro do politico sim..Pois eu pago imposto!!!
se Nós votamos nulo é porque estamos satisfeito com os candidatos e nem por isso somos ignorantes..queremos mudanças..ficar batendo na msm tecla todo eleição é burrice..voto nulo e vou continuar votando ate achar um candidato digno do meu voto!!!
Carlos 07 de Outubro de 2012
Eu voto nulo e cobro do politico sim..Pois eu pago imposto!!!
se Nós votamos nulo é porque NÃO* estamos satisfeito com os candidatos e nem por isso somos ignorantes..queremos mudanças..ficar batendo na msm tecla todo eleição é burrice..voto nulo e vou continuar votando ate achar um candidato digno do meu voto!!!
Mamatinha 07 de Outubro de 2012
Vamos começar uma guerra civil? Tiro, pancada e bomba?
Silvanice... 08 de Outubro de 2012
Voto Nulo é uma forma de protesto pois povo brasileiros a não esta apto para votar não saber dicerni politica de politicagem ums votam ate por religião porpequenos fovor não conhecer as atribuições dos parlamentares não sabem os deveres do estado e muito menos suas abrigações e deveres de cidadâo a nenoria é leitor desenosto a procura de politico honesto. o politico usa politica para beneficio proprio O voto e um cheque em branco que os cidadão assino para eles usarem como bem entender pois no nosso pais não existe regras politicas.
osvaldo aparecido... 08 de Outubro de 2012
Pessoal eu votei nulo pq eu achei que os candidatos da minha cidade nao merecia meu voto e pronto.
Eu sei q nao vai mudar nada mesmo, se vc viver cem anos vai os mesmos problemas, ninguem consegue mudar... um abraço a todos...
Jorge Lima 09 de Outubro de 2012
É infelizmente ... agente vê que a maioria do pessoal que comenta o assunto sobre o votar em branco e o nulo não sabe distinguir um do outro.
O próprio TSE já faz um comentário errado, inclusive induz para que o eleitor insatisfeito com a política vote em BRANCO, quando coloca no aparelho de votação somente a tecla BRANCO. Como existe a tecla BRANCO, deveria também ter a tecla NULO. O voto em BRANCO é uma coisa e o NULO é uma outra coisa. O meu voto foi de protesto foi NULO, e estou muito triste por não encontrar candidatos confiáveis.
Eu 13 de Outubro de 2012
Eu acho que no Brasil as eleições deviam ser na forma de como eles selecionam outros cargos públicos, onde seria aplicado uma prova para ver se o candidato conhece ou tem noção de administração pública e os que conseguirem no mínimo 70% da pontuação e terem pelo menos o ensino superior para poderem se candidatarem ai depois iam paras as campanhas e os lêlêlês ... assim teriamos a certeza que os candidatos teriam pelo menos a noção de como administrar... ai o povo iria escolher quem seria o melhor pra sua cidade, estado e Brasil. Bom essa é minha opinião, assim como eu acho que quem vota nulo é como se não tivesse votado então não tem direito de anular uma eleição, TSE fez uma boa colocação.
CICERO G... 14 de Outubro de 2012
SIMPLES! VAMOS COLHER ASSINATURAS PRA PROPOR UM PROJETO DE LEI ELEITORAL QUE FAÇA VALER O VOTO NULO
manuel 24 de Outubro de 2012
acredito que manifestaçoes seja o caminho pois a indignação e clara.E quem diz que e so se candidatar e ir la resolver não sabe o que e democracia de Direito.
egberto reynaldo... 28 de Fevereiro de 2013
Precisamos dar um susto definitivo aos nossos políticos corruptos; creio que milhões de votos nulos servirá para alguma prevenção futura; servirá de legado moral; servirá de didática moral; Eu nunca deixei de votar corretamente em algum candidato mas to cansado...muito cansado....!!
Dúvidas Jurídicas?
Entre em contato
Disponível em: http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2392565/boletim-da-eje-do-tse-esclarece-o-voto-nulo