Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Defesa do Exame da Ordem é destaque em entrega de carteiras

    há 9 anos

    Brasília 11/9/2015 – O presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha, parabenizou e deu as boas-vindas aos 61 novos advogados que receberam a carteira nesta quinta-feira (8) durante solenidade ocorrida na sede da Seccional. Ibaneis falou sobre a importância do exame da Ordem. “Esse teste de seleção qualifica o profissional e nós temos que estar capacitados para a defesa do cidadão”, relatou o presidente. Segundo ele, o exame tem passado por melhorias, como a implantação da terceira fase, que foi proposta pela Seccional do Distrito Federal. “Essa casa precisa de advogados preparados e vocês como advogados também devem lutar por isso”, concluiu.

    A oradora da cerimônia, Keroline Santos, também fez uma defesa do exame de capacitação, comum em praticamente no mundo inteiro. Para ela, o exame de ordem não é uma prova fácil, mas necessária. “Que possamos juntamente com a OAB/DF lutar por um exame justo”, disse. Segundo ela, a carteira de advogado recebida não pode servir como objeto de ostentação. “Que ela seja uma deixa para nos conscientizarmos de quão imensa é a nossa missão”.

    O paraninfo, conselheiro e presidente da Comissão de Assuntos Legislativos e de Coordenação de Comissões, Jackson Domenico, falou sobre a própria jornada profissional em seu discurso. “Não sou advogado apenas no horário de trabalho, me dedico a exercer minha profissão 24 horas por dia”, relatou. Domenico aproveitou a oportunidade para aconselhar os novos advogados. “Faça boas parcerias, tenha respeito à sua profissão, ouse ser excelente e, dessa forma, você se transformará naquilo que você acredita”, disse.

    Compuseram mesa na cerimônia os membros da diretoria, o presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha; o vice-presidente, Severino Cajazeiras; a secretária geral, Daniela Teixeira; o secretário geral adjunto, Juliano Costa Couto; o paraninfo Jackson Domenico; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal, Ricardo Peres; o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Erik Bezerra; o presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, Camilo Noleto; o membro da Comissão de Direito do Trabalho, Alceste Vilela; a secretária geral da Fundação de Assistência Jurídica, Elaine Starling; o presidente da Comissão do Advogado Empregado, Wanderson Menezes; o ex-presidente da CAA/DF, Everardo Gueros;

    Também estiveram presentes o presidente da Comissão de Fiscalização de Concursos públicos, Fernando de Assis; o presidente da Comissão de Assuntos Tributários e Reforma Tributária, Jacques Veloso; o presidente da Comissão de Defesa da Concorrência, João Paulo Amaral; o presidente da Comissão de Assuntos Regulatórios, Manoel Arruda; o presidente da Comissão de Seleção, Maxmiliam Patriota; presidente da 10ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina, Walter Coutinho; os conselheiros Victor Alves, Wesley Bento e Mauricio da Veiga; os conselheiros suplentes Hamilton Amoras, Silvestre Rodrigues, Sueny Almeida; o ex-conselheiro, Zélio Maia; o conselheiro federal da OAB do Amapá, Luiz Starling; o promotor de justiça do Ministério Público, Diaulas Ribeiro; o juiz Federal Mario Jambo e o secretário geral do TRT Sergio Vargas.

    Abaixo, entrevista com a oradora da cerimônia:

    Keroline Jenuina Souza Santos

    Por que você escolheu ser advogada?

    Eu escolhi porque desde criança já percebo a minha vocação. Também por procurar diminuir as injustiças por menor que fossem diante a minha realidade. Desde criança e adolescente eu sempre procurei defender quem precisava e, muitas vezes, fui até criticada por isso. Me sinto muito feliz pela minha escolha. A minha mãe é bacharel em Direito e eu a via estudando e isso me influenciou um pouco também.

    Como você se vê profissionalmente daqui a 10 anos?

    Eu me vejo, com fé em Deus, bem-sucedida e espero que eu tenha apoio dessa Casa, porque eu acho que a união e o apoio são primordiais. Pretendo advogar e já tenho até uma sócia, já estamos encaminhando trabalhos. Gosto muito da área de Civil e Constitucional, o que Deus colocar nas minhas mãos vou me esforçar bastante para me aperfeiçoar.

    Qual o papel da Ordem na sua jornada profissional?

    É a questão da união. É um órgão essencial para a sociedade. Com certeza pretendo participar das atividades na Ordem. Quando eu era estudante já sentia esse apoio. Participei das palestras e cursos, que me ajudaram bastante.

    Comunicação Social – Jornalismo
    Fotos: Valter Zica
    OAB/DF

    • Publicações5566
    • Seguidores45
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações27
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defesa-do-exame-da-ordem-e-destaque-em-entrega-de-carteiras/239371099

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)