Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Caputo parabeniza vencedor da IV Edição do Prêmio Evandro Lins e Silva

    há 12 anos

    Brasília, 10/11/2011 - O Conselho Federal da OAB divulgou na quarta-feira (09/11) o autor do trabalho vencedor da IV Edição do Prêmio Evandro Lins e Silva. Daniel Cavalcante Silva, inscrito na OAB/DF, é natural de Campina Grande (PB) e reside em Brasília há 11 anos. É mestre em Direito e Políticas Públicas, especialista e professor de Direito Tributário, com várias publicações nacionais e internacionais e sócio de Covac Sociedade de Advogados.

    A vitória do doutor Daniel demonstra a qualificação do quadro da OAB do Distrito Federal, que é formado por advogados ilustres com a preocupação constante de aprimoramento intelectual e técnico. Nossa alegria de ver um colega recebendo um prêmio de tamanha importância nos enche de orgulho e engrandece a nossa casa, parabeniza Caputo.

    Daniel conquistou o prêmio com Cadernos do Sacerdócio da Advocacia: Apontamentos sobre a Defesa das Liberdades, Democracia e Ética. Segundo ele, trata-se de uma reflexão em torno da atividade do advogado e de direitos que circundam a profissão, os quais são considerados como dogmas imanentes da própria função do advogado. O trabalho apresenta fundamentos da advocacia que não estejam sujeitos às constantes mudanças sociais, se assemelhando àquilo que em um sacerdócio se chamaria de dogma.

    O estudo propõe uma teoria chamada O Direito do Advogado em 3D, pressupondo que o advogado possui três direitos indissociáveis da sua própria existência: o direito à dialética, de discordar e de defender. Com base nesses pressupostos, o estudo desenvolve apontamentos em defesa das liberdades, democracia e ética, apresentando, ao final, reflexões sobre o sacerdócio da advocacia e os novos ideais que permeiam a profissão, explica o autor.

    Sobre o período de desenvolvimento do tema, o advogado afirma ter sido bastante especial, pois coincidiu exatamente com o nascimento de seu filho, e que as noites acordadas serviram de inspiração e transpiração. Daniel diz que ver o trabalho reconhecido é indescritível, pois foi fruto de longas reflexões em torno das experiências vividas no dia a dia da advocacia.

    A premiação acontecerá na XXI Conferência Nacional dos Advogados, a se realizar de 20 a 24 de novembro, em Curitiba (PR).

    Reportagem Priscila Gonçalves

    Comunicação Social Jornalismo

    OAB/DF

    • Publicações5566
    • Seguidores45
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações33
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/caputo-parabeniza-vencedor-da-iv-edicao-do-premio-evandro-lins-e-silva/2921391

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)