Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB/DF publica tabela de honorários advocatícios

    há 12 anos

    Brasília, 10/01/2012 - Com o objetivo de fixar e uniformizar os valores mínimos de honorários cobrados pelos advogados do Distrito Federal, a OAB/DF publicou no DOU de 16 de dezembro último, a resolução nº 13/2010, que adotou a tabela de honorários advocatícios válida para todo DF. Segundo o presidente da Ordem, Francisco Caputo, a iniciativa visa preservar a dignidade da classe, evitar o aviltamento dos valores dos serviços profissionais e manter a justa remuneração do advogado.

    A tabela servirá de referência a todos os advogados inscritos nesta Seccional, orientando-os na contratação de trabalhos profissionais, a fim de evitar excessos e de modo que não atentem contra a dignidade da advocacia. Ainda destina-se a prestar auxílio aos juízes na fixação de honorários de advogado dativo e de assistente judiciário, bem como a servir de parâmetro nos arbitramentos judiciais, nos casos em que a legislação o determinar ou possibilitar. Isso indica que o objetivo principal da tabela é garantir preços mínimos que servirão de referencial para arbitramentos judiciais.

    Conforme mensagem publicada pelo presidente da OAB/DF, os honorários devem ser estabelecidos de acordo com as normas do Estatuto da AOB e do seu Código de Ética e Disciplina. Segundo as quais, a contratação da remuneração do advogado deve ser compatível com a relevância, o vulto e a complexidade da questão, com o tempo necessário para o desenvolvimento do trabalho, com o valor da causa, o proveito e a capacidade econômica do cliente e com a reputação da capacidade e o renome do profissional.

    Os valores e os percentuais contemplados servem apenas como parâmetros para as contratações de advogados, levando em conta os percentuais médios e os valores mínimos a serem praticados, para que o advogado possa estimar o valor de seu trabalho de acordo com a natureza dos serviços profissionais prestados. Tal medida fortalece a OAB como mediadora do mercado e impede o aviltamento da nossa profissão", reiterou Caputo.

    ( Clique aqui ) para acessar a resolução nº133333/2010.

    Reportagem - Helena Cirineu

    Comunicação Social - Jornalismo

    OAB/DF

    • Publicações5566
    • Seguidores45
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1554
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-df-publica-tabela-de-honorarios-advocaticios/2986048

    Informações relacionadas

    Livio Nobre, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Modelo de Divórcio litigioso com pedido de antecipação de tutela de evidência

    Kleber Paiva, Operador de Direito
    Modeloshá 6 anos

    Ficha de entrevista com Reclamante - de acordo com a Reforma Trabalhista

    Ana Paula Dias, Advogado
    Modeloshá 5 meses

    Petição Inicial - Cobrança indevida - negativação

    Jairo do Nascimento Silva, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    Impugnação emprestimo indevido

    Caymmi Botelho, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Impugnação a contestação

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)