Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Seminário sobre Direitos Fundamentais

    há 15 anos

    A Comissão de Assuntos Constitucionais e Legislação da OAB/DF promove em 16 de junho, às 19h, no auditório da entidade (516 Norte), o 1º Seminário sobre Direitos Fundamentais: Construindo o Estado Democrático de Direito. A presidente Estefânia Viveiros fará a abertura do evento.

    O presidente interino da comissão, conselheiro seccional Leonardo Mundim, afirma que o seminário reflete a preocupação e o compromisso da OAB/DF no debate sobre o aperfeiçoamento da democracia. "O evento possibilitará relevante aprimoramento dos advogados e estudantes de Direito na esfera do Direito Constitucional, pois terá como palestrantes renomados profissionais da área acadêmica, pessoas admiradas e profundos conhecedores da matéria", ressalta.

    A inscrição deve ser feita pelo site. Os participantes deverão doar um litro de leite em caixa (longa vida) no dia do seminário. As arrecadações serão entregues a instituições de assistência social. Serão conferidos certificados de oito horas/aula aos participantes. Mais informações: (61) ou 7214.

    Programação

    A ministra do Superior Tribunal Militar, Maria Elizabeth Teixeira da Rocha, será a primeira palestrante, com o tema Omissão do poder público na concretização dos direitos fundamentais: responsabilidades, avanços e obstáculos. Em seguida, o professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro Luís Roberto Barroso abordará A concretização judiciária dos direitos fundamentais sob o ponto de vista do neoconstitucionalismo.

    A segunda parte do seminário será conduzida pelo conselheiro da OAB/DF Raul Livino, que falará sobre Direitos fundamentais x estado policial: as invasões, as apreensões indiscriminadas, as prisões espetaculosas, as dificuldades de acesso ao processo e ao preso. O professor da Universidade de Brasília Menelick de Carvalho Netto encerra as apresentações com uma exposição sobre o tema Jurisdição constitucional na implementação de políticas públicas de saúde: reserva do possível e concretização de direitos fundamentais mínimos da pessoa humana.

    • Publicações5566
    • Seguidores45
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/seminario-sobre-direitos-fundamentais/1150838

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)